sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Cabelos vermelhos são herança genética


Merida e os irmãos Harris, Hubert e Hamish (personagens do filme Valente da Disney) têm os cabelos vermelhos como o pai, o rei Fergus. No mundo, os ruivos são minoria, correspondem a cerca de 2% da população mundial. Só que na Escócia - cenário de Valente - e na Irlanda o número é bem maior; aproximadamente 10% dos habitantes possuem madeixas cor de fogo.
Todo ruivinho tem parente com fios avermelhados, mesmo que seja bem distante e não o conheça. A coloração é herança genética. Significa que é transmitida dos pais para os filhos por meio dos genes (códigos que compõem o DNA, o qual carrega todas as informações de como cada pessoa será).
Mas nem sempre o pai e a mãe são ruivos. É que os genes deles precisam ter determinada quantidade da característica para que se manifeste no bebê. Então, a cada geração que passa, ela se acumula até atingir a porção certa - o que pode demorar para acontecer. Somente assim, alguém nasce com os cabelos vermelhos.
Cientistas descobriram que pelo menos parte dos Neandertais (parentes do homem moderno, que viveram na Europa e Ásia entre 230 mil e 30 mil anos atrás) eram ruivos.