quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Ruivos mestiços? Saiba o que é "Sarará" ;)

Na matéria anterior vimos ruivos adotando características negras (rasta), agora vamos ver negros/ mestiços que “adotaram” características brancas (cabelos ruivos), ou simplesmente chamados de Sararás.
Sarará é como, no Brasil, são chamados os mestiços brancos e negros, cuja principal característica é a presença de cabelos loiros ou ruivos, bem como aos filhos de negros que sofressem de albinismo.
Para Luís da Câmara Cascudo, o termo sarará designa apenas o "mulato alvacento, de cabelos vermelhos", abstraindo o loiro, sendo o termo uma analogia com a formiga de mesmo nome, por sua cor avermelhada.
O cantor baiano Gilberto Gil, em sua canção "Sarará Miolo", diz: "Sara, sara, sara cura / Dessa doença de branco / De querer cabelo liso / Já tendo cabelo louro / Cabelo duro é preciso".A letra refere-se ao mestiço arruivado que, em Salvador seria assim chamado.
Nesta letra, Gil estaria ainda fazendo uma referência à ave saracura, espécie de frango d'água que tem por hábito ficar sobre uma perna - tal como os mestiços, que buscariam apoiar-se em somente uma de suas origens raciais - a branca. Cura, neste caso, seria referência à "doença de querer ser branco", ressaltando que no mestiço há presença marcante dos traços negros, como a cor da pele e o cabelo duro, apesar do cabelo claro.
E aí? Tem algum sarará leitor do blog por aqui? Comente. ;)

47 comentários:

  1. AHHH! Amei esse post! Eu sou sarará! Meu pai sempre me chamou assim ^^ meu pai é negro e minha mãe branca. Eu sou amarela [não como um asiatico, como um simpsom kkk] e tenho cabelo crespo e ruivo ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Manda foto se puder, pra gente ver! 😉

      Excluir
    2. Cuando eu era crianca sempre se metian comigo por ser sarara e sempre eran os negros os brancos nao.Agora me dou conta que era por inveja.

      Excluir
  2. minha irmã é ruiva, mas de cor negra. Agente nunca disse que ela era ruiva, e ontem dia 06 disse a ela e ela ficou pasma pois pra ela el só tinha cabelo cor de abolbora e que aquela pintas no rosto eram normais, e ainda mais que os cabelos dela são ruins. Foi muito legal ver a cara dela. mostrei o blog pra ela e ela começou a estudar sobre isso no mesmo dia.

    ResponderExcluir
  3. kkkk q legal. Pois é, muita gente pensa que os ruivos são todos branquinhos :)
    diga pra essa nova-velha ruiva aí (rs)procurar um perfil lá do orkut de nome "ruivos naturais". será muito bem vinda.

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Sarará também não é a branca do cabelo crespo???

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, os sararás é a denominação que normalmente se dá aos mestiços que por falta de melanina acabam apresentando características 'brancas' (geralmente a cor dos cabelos) enquanto eram pra, na teoria, serem negros. Por isso mantém feições negras.
    O Termo também se origina do Tupi (sara-rá)e significa "o que tem pelos ruivos". Por essa razão é que, popularmente, diz-se da cor alourada ou arruivada do cabelo muito crespo, característico de certos mulatos.

    ResponderExcluir
  6. Na verdade Sarará é a denominação de pessoas mestiças de branco e negro que apresentam a pele branca e os cabelos as vezes louros ou ruivos mas com outras características raciais de negros, como o cabelo bastante crespo, nariz largo e chato, lábios carnudos entre outras. Geralmente essas características ocorrem em pessoas cujos os pais já são bastantes mestiçados, porque um negro puro que tenha um filho com uma branca pura o filho nunca será sarará(a não ser que seja albino, já que há negros albinos) porque pelas leis da genética a pele negra é dominante sobre a branca

    ResponderExcluir
  7. Minha mãe era loira e meu pai negro e daí nasceu eu ruivo de cabelo enrolado. Um autentico "sarará" que pintava o cabelo de castanho pq tinha vergonha dos apelidos. Ta, mas agora eu to deixando meu cabelo voltar a cor natural.

    ResponderExcluir
  8. hihi, sou ruiva, branquinha, e com cabelo de negro, super crespo, mas sendo branca desse geito nao tive como deixar meu cabelo crespo e tive que alisar, queria cacheado mas não deu ;(
    e para ajudar tenho sombrancelha e cilios pretos, o que faz muitos acharem que meu cabelo é pintado '~' sou uma verdadeira mistura!ainda bem que tenho sardas, uma coisa a mais para provar que sou uma verdadeira ruiva!

    Iza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixiiii! Sou igual, branca da pele queimada e fico morena clara, cheia de sardas com o cabelo duro e pinto de loiro! Ai a raiz fica laranja, cor de cenoura e as pontas quase chegando no loiro!!! Dependendo da tinta, fica Rosa qdo pinto! É mto engraçado!!! Sou Sarará de sande e pele!!! Com todas as pintas que me são de direito!

      Excluir
  9. Ah adoreii,sou sarará tbm,parda com o cabelo cachado crespo e loiro
    kkk
    minha mãe vive me chamando de sarará.
    Ou outros perguntam se pintei o cabelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nasci loira mas com o passar do tempo, passou a ser mel, dps castanho claro e qnd a mestruação apareceu, ele decidiu ficar castanho escuro e cacheado kkkk meus pais sempre me chamaram de Sarará, apesar de nenhum dos dois serem brancos (meu pai é pardo e minha mãe é negra). Nasci branca mas com o passar do tempo fiquei mulata... Minha pergunta é: eu sou sarará ou uma aberração? 😂

      Excluir
    2. Ainda esqueci de mencionar que na epoca em que meus cabelos eram castanhos claro, durante o verão ele se tornava loiro escuro novamente kkkkk

      Excluir
    3. Kkkkkkkkkkkk Mds bem complicado

      Excluir
    4. Sim. Isso aconteceu com o meu tio o cabelo crespo ruivo de pele branca aí depois escureceu para o preto ,porém temos misturas de Africanos, Indígenas Colombianos ê também de Brancos então você é Negra Sarará.
      Tanto faz o cabelo ser ruivo ou loiro

      Excluir
  10. sou uma ruiva natural e casada com um negro, será que nossos filhos vão nascer sararas? meus pais são brancos e os pais do meu esposo negros. alguém poderá me responder? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm queria saber pois tbm sou ruiva natural e meu marido negro, e agora estou grávida do nosso primeiro filho, anciosa p saber viu

      Excluir
    2. Tbm queria saber pois tbm sou ruiva natural e meu marido negro, e agora estou grávida do nosso primeiro filho, anciosa p saber viu

      Excluir
    3. Tbm queria saber pois tbm sou ruiva natural e meu marido negro, e agora estou grávida do nosso primeiro filho, anciosa p saber viu

      Excluir
    4. sou ruiva e companheiro negro: saldo= uma menina de pele negra e cabelo sarará (parece de ouro no sol) e um menino loiro, branco e de olhos azuis... rs
      e o teu bb, ja nasceu? bjs

      Excluir
    5. Oi, fiquei intrigado e curioso pra saber sobre o filho de vcs, podem contar como estão?! Please!! (Sei que o post é antigo e já fazem 3/4 anos desde o coment de vcs, mas vi que vocês comentaram Seis anos depois da publicação do post, então... hahahah)

      Excluir
  11. quando eu era mais nova eu era meio sarara, eu era bem branquinha e o cabelo era meio avermelhado BEEEEM armado e extemamente cacheado mais depois dos 10 anos foi escurecendo e só fica um pouco vermelho se eu pegar muito sol

    ResponderExcluir
  12. Sempre pensei que Sarará fosse sinônimo de Albino...

    ResponderExcluir
  13. Eu sou ruivo e muito branco, sem sardas, com qualquer pelo em meu corpo (pelos da perna, cílios, tudo) também ruivo. Minha mãe é bem branca e meu pai é de origem portuguesa, não tão branco, de cabelo preto e liso. Mas minha mãe embora seja muito branca, tem o cabelo crespo, e eu embora seja ruivo e muito branco, tenho tbm... Vai entender o porquê

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Minha mãe é parda clara, e meu pai branco, eu nasci bem branco como meu pai e com cabelo loiro, que escureceu, mas ainda loiro e olhos castanho claro e também possuo sardas. Mas eu não sei se me encaixo em "sarará" pois as minhas feições não são como disseram... meu nariz é fino, meus lábios também, enfim... vai saber né, rs.
    E tem o meu irmão, que se parece muito comigo: http://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/539271_1990416937757_1763396026_1056429_1938435910_n.jpg

    ResponderExcluir
  16. Eu sou sarara pois sou branca do cabelo claro e crespo...hahaha e os olhos mel com labios carnudos...pq meu pai e loiro e minha mae negra!

    ResponderExcluir
  17. Hahaha Será que eu sou sarará ??? Eu tenho olhos verdes,pele clara e um cabelo ondulado louro escuro acobreado(que é ruivo).Na escola me diziam que eu tinha cabelo de bruxa(porque era ruiva):-(
    Meu pai é branco e minha mãe é negra de olhos cor de mel e cabelos de fogo :-)
    Mas ela pinta de castanho pq diz que acha muito estranho a cor de cabelo que ela tem pra cor de pele dela

    ResponderExcluir
  18. Eu cresci sendo chamada de sarará pela minha família, porque meu pai é mulato, minha mãe branca, e eu tenho olho verde, nasci ruiva e agora o cabelo tem 3 tons (acobreado, loiro e loiro cinza). Os cabeleireiros piram...Eu sempre achei estranho ter 3 cores de cabelo, comecei a pintar de vermelho...Cheguei a ser expulsa do grupo de ruivos naturais do facebook porque não era 'ruiva natural'

    ResponderExcluir
  19. Finalmente!!! depois de anos confusa com minhas características lindas, descubro que sou negra, de pele clara e alhos verdes e cabelo "polêmico", como diz meu irmão rsrsrs..... Deus realmente me vez de forma admirável.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom o post. Enfim, não sei como me definiria rsrs mas a família do meu paí é puramente branca e a da minha mãe tem miscigenações entre negros e indígenas( minha avó parece uma índia mas sem olhos puxados e avô negro) e sai com a pele branca, nariz alinhados( apesar de um pouco grande, é meio pontudo) lábios grossos cabelos crespos escuros e olhos que lembram o de um indígena. apesar dessa mistura mega exótica as pessoas sempre me olham como um legítimo caucasiano, já me perguntaram se eu era estrangeiro kkk viva a diversidade!

    ResponderExcluir
  21. Sou sarará! Porém crespa e loira! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, fico, ruiva esse mês!

    ResponderExcluir
  22. Minha pele é mais bronzeada nos braços. Tem gente que duvida, questiona minha ruivice, dizendo que minha cor está mais pra morena. Isso quando não me vem aqueles ruivos mais claros me esnobarem, provavelmente duvidando da minha originalidade...

    ResponderExcluir
  23. Olá eu sou Negra e meu marido é Ruivo, minha mãe tem traços de negro como cabelo enroladinho mas a cor da pele dela e morena bem clarinha e meu pai e negro mesmo puro, meu avos sao uma mistura meu vo e negro e minha avo e morena clara meus avos por parte de pai sao negros,a mãe do meu marido tem a pele ligeiramente branca e cabelos ondulados, ja o pai dele e super branco cabelo bem lizinho e o cabelo meio loiro sao descendentes de alemão pois as duas avos do meu esposo tanto da parte do pai e da mae são loiras dos olhos azuis. Mesmo minha familia sendo quase toda negra temos ruivos e loiros na familia e na familia do meu marido predomina loiros ruivos mas também tem a presença de morenos. Como poderar nascer um bebê com toda essa mistura genética ai :/ ....

    ResponderExcluir
  24. Adorei a pág , sou negra e ruiva :D, na minha família tem 5 ruivos branquinhos, mas eu e minha mãe somos negras e de sardas rsrsrs

    ResponderExcluir
  25. Queria saber como vai nascer meu bebê pois sou ruiva natural de olhos verdes, sardas e cabelo liso, meu marido negro de cabelo crespo bem crespo haha to.mega curiosa saber como será nossas filhos, pois estou grávida do meu primeiro filho....

    ResponderExcluir
  26. Queria saber como vai nascer meu bebê pois sou ruiva natural de olhos verdes, sardas e cabelo liso, meu marido negro de cabelo crespo bem crespo haha to.mega curiosa saber como será nossas filhos, pois estou grávida do meu primeiro filho....

    ResponderExcluir
  27. Sou negra de pele clara, meu cabelo é CRESPO e não cabelo duro como diz a matéria, que tem cunho racista. Pai negra, mãe branca, pele branca, nariz achatado e cabelo crespo, tipo 4a, uns de chamam de loira e outros ruiva.

    ResponderExcluir
  28. Legal! Adorei a matéria. Sou mulata e assim como minha mãe,que tbm é mulata, nasci com cabelos lisos e ruivos,(ou cabeça de fogo, como a chamavam na sua infância e adolescência rsrs). Entre os 3 filhos, somente eu nasci ruiva. Mas meu cabelo foi escurecendo com o tempo e fica acobreado qdo pega sol...hj está clareando novamente, sem uso de química...quem sabe volta à cor original, que era linda!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  29. Achei muito legal, Eu sou sarara, mas não do tipo ruivo e sim do tipo loiro, e não entendia o pq, mas aí fui pesquisando pois tenho vários traços de pessoas da raça negra por exemplo Meus Lábios são Grossos como um de um negro, Meu Cabelo Crespo, mas sou lindo por ser assim Claro qu e gostaria de um cabelo lisinho igual da minha mãe, pq minha gente vcs não sabe o trabalho que me dar esse cabelo kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  30. Achei muito legal, Eu sou sarara, mas não do tipo ruivo e sim do tipo loiro, e não entendia o pq, mas aí fui pesquisando pois tenho vários traços de pessoas da raça negra por exemplo Meus Lábios são Grossos como um de um negro, Meu Cabelo Crespo, mas sou lindo por ser assim Claro qu e gostaria de um cabelo lisinho igual da minha mãe, pq minha gente vcs não sabe o trabalho que me dar esse cabelo kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  31. Que falta de informação cabelo ruivo não é uma característica branca assim como olhos claros e cabelo loiro
    Só é mais fácil encontrar brancos com essas características

    ResponderExcluir
  32. Os filhos do Principe Harry c a Atriz serao sararà crioulis?

    ResponderExcluir
  33. Eu sou um moreno com cabelo vermelho (ruivo) ele é meio Crespo

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir